Como fazer anotações durante as aulas com muito mais eficiência

Como fazer anotações durante as aulas com muito mais eficiência

Como fazer anotações durante as aulas com muito mais eficiência

Logo no início do livro The Lexical Approach, de Michael Lewis, ele escreve as “palavra de sabedoria” que coleciona de leituras, palestras, conversas com amigos. Umas das que me chamou a atenção foi a seguinte afirmação:

“If you want to forget something, put it on a list” (Earl Stevick, Writing about memory).

Não deu outra! Lembrei-me do meu primeiro livro de inglês cuja capa estava repleta de palavras e suas traduções. Eu queria memorizar palavras novas porque eu pensava que, quanto maior fosse o número de palavras, mais rápido eu aprenderia o idioma. Quando eu conseguia deduzir uma palavra nova, registrava imediatamente na capa, na pasta, enfim, registrava para não esquecer (!). Não só esqueci aquelas palavas, como esqueci também o livro com capa, pasta e tudo o mais.

Outro fato que me lembrei é que, anos atrás eu guardava os números de telefone todos na cabeça, quando senti que a “memória” estava um pouco cheia, resolvi usar um HD externo, diga-se uma agenda para telefones. Hoje, não sei nenhum daqueles números e, se perder a agenda, perdi a memória.

Ou seja, quando anotamos estamos delegando a função de manter aquela recordação para outro meio, seja papel, seja computador (quanta informação em CD, HD externo que a gente nem se lembra mais!).

Para a aprendizagem, é importante trabalhar com a informação e não apenas guardá-la para usar um dia.

Assim, em lugar de anotar tudo, anote dicas, trechos importantes, faça gráficos, esquemas e depois aprofunde seus estudos. Por exemplo, você teve uma aula em que se usava o Present Continuous Tense, anote no seu caderno as situações em que se usa esse tempo verbal, em casa, trabalhe com o conteúdo. Se você anotou que é o tempo verbal usado para descrever ações que estão em curso, por exemplo, observe seu entorno e descreva o que as pessoas estão fazendo. Não importa nesse momento se o vocabulário está pequeno, se você recorreu ao dicionário mil vezes, o que importa é exercitar o conceito.

Abraço e até a próxima!

Comments

  • Palavras novas: formulário para auxiliar a memorização. | ago 12,2017

    […] escrevi sobre  como fazer anotações durante a aula com mais eficiência eu disse que era preciso trabalhar com a informação e não apenas guardá-la para usar um dia, […]